sexta-feira, 2 de novembro de 2012


O QUE É HISTÓRIA CULTURAL? - Peter Burke

(Resumo ampliado: Isabel Pacheco)

Objetivo do livro: Explicar a redescoberta da História da Cultural e discutir, afinal o que é
História Cultural?

Introdução - O Livro de Peter Burke trata da redescoberta e importância da História Cultural a
partir dos anos de 1970. A História Cultural dedica-se as diferenças, debates e conflitos das
tradições compartilhadas em culturas inteiras. Depois da guerra fria os conflitos se norteiam para
um choque de civilizações , isso segundo Samuel P. Huntington (p. 8). Mas afinal o que é
História Cultural? Para o alemão Karl Lumprecht (1897): as fronteiras são cada vez mais difíceis
de definir. Uma solução seria o método mais isso também é difícil, mesmo utilizando um foco: a
busca de significados, práticas, representações, símbolos; uma linguagem: descritiva narrativa
pouco quantitativa. A saída para Jean Paul Sartre é dizer que a História Cultural não tem
essência, mas tem história própria assumida por americanos e alemães, embora os ingleses
tenham resistido e os franceses preferido a história das civilizações, mentalidade, imaginário, e
hoje já haja menos resistência:

Cap. 1 - A grande tradição (p. 15). Para fins didáticos pode-se dividir as fases da HC em:
História Clássica de 1800 a 1950 - História Social da Arte de 1930 e 1940 - redescoberta da
História Cultural Popular em 1950 e 1960 e a Nova História Cultural a partir dos anos 70. No
período da História das culturas clássicas, desenvolve-se na Alemanha uma unidade mais
cultural que política a ênfase nos estudos do espírito da época ou história de mente
estudando temas como símbolos, sentimentos e formas. Max Weber (sociológico, 1904) estuda a
ética e o espírito do capitalismo com o objetivo de dar uma explicação cultural a mudança
econômica. Norbert Elias (sociólogo, 1939) se ocupa do processo civilizador com a história do
modo á mesa , e enquanto Aby Warburg (não acadêmico) estuda os detalhes sobre o
Renascimento, Ernst Gombrich (1960) a relação entre verdade e estereótipos formula e
experiência . Em 1930 há uma fuga dos cientistas para Londres e EUA onde a palavra
civilização era mais usada que cultura e em 1939 Perry Miller (EUA) estuda História das ideias.

Em Londres e EUA com a diáspora dos intelectuais alemães, desperta-se para os estudos sobre a
relação de cultura e sociedade (p. 26), e Arnold Hauser (marxista) dedica-se a história social da
arte (1951). Em 1960 a História Popular faz a descoberta do povo e Eric Hobsbawm (com o
pseudônimo "Francis Newton") escreve a história social do jazz. Em 1963 é A formação da
classe operária inglesa de Edward Thompson que marca o lugar da cultura popular para explicar
as mudanças econômicas e influencia efetivamente os historiadores e estudiosos da história
cultural (p. 30). Somam-se a isto as publicações dos Annales de Jacques le Goff e Jean-Claude
Schmitt.
As preocupações da história da cultura popular são explicadas pela ausência destas nos estudos
da História cultural e é Stuart Hall do Centro dos Estudos Culturais Contemporâneos que lança
criticas a ênfase na alta cultura. Enfim, será a história cultural e a cultura popular que levantará
problemas que não se podia mais escamotear.


Cap. 2- Problemas da história cultural (p. 32) - As fontes e seu tratamento, os métodos e as
conclusões que tem confiabilidade relativa, pois são produzidas e selecionadas com alto grau de
condicionamento sendo assim, acusada de impressionista.
As possíveis soluções: 1) estudo do serial com a análise de uma série cronológica de documentos
(longo tempo); 2) para os textos: análise de conteúdo - freqüência de dado tema, palavra,
relações, associações - mas tem problemas de significativos diferentes, mesmo para os que
praticam a "análise do discurso".
As criticas dos marxistas é que a História e cultura "ficam no ar", falta relação com a base
econômica ou social, subestima-se a homogeneidade cultural e os conflitos de culturais distintas
numa mesma sociedade. Crítica dos marxistas culturais por seus colegas por colocar cultura na
base: a) chamados de culturalistas, pois colocam a cultura como superestrutura ao contrário dos
economicistas (p. 37).

Antonio Gramsci: a classe dominante não controla só pela economia, também por suas idéias,
mas como não colocar a cultura como hegemônica? Resposta: estudar as tradições culturais e a
cultura erudita e popular como subculturas, mas tudo se modificam e isso é problemático (p.40)
Como distinguí-las, isso nem sempre é definido. Georges Duby (historiador francês) propõe um
movimento para cima e para baixo, dos objetos e práticas culturais (p. 42). Afinal o que e
cultura? Modificações e ampliações desde o início do séc. XX o todo complexo que inclui
conhecimento, crença... (Ler p. 43).


Cap. 3- A vez da antropologia histórica (1960-90) A aproximação da antropologia dos
historiadores da cultura e da econômica destacam a importância dos valores para explica a
produção acumulação e consumo; em verdade todas as áreas passam a considerar a questão
cultural. Os historiadores foram influenciados por este conceito no plural: culturas (p. 46).
Jonh Elliott (historiador político) assim como Roger Charttier renderam-se a nova história
cultural e as explicações culturais entram para discussão de todos os temas. É a hora da
antropologia história, até a URSS com Aaron Gurevich voltou - se para antropologia e mesmo
Claude Lévi-Strauss com seu estruturalismo estuda os elementos do sistema cultural ou social.
Geertz amplia o termo cultura (p.52) e influencia a muitos como Robert Darnton em o Massacre
dos Gatos (1984) que narra acontecimentos em Paris usados para entender as relações sociais da
época de 1730 com sua interpretação dos significados e dramas sociais em oposição a função
social dos costumes (p. 54). Nesse rol da história cultural do final do século XX ainda tem: Le
Roy, Daniel Roche, Lynn Hunt, Carlo Ginzburg que vão estudar cultura e sociedade sem reduzir
uma apenas a reflexo da outra.

Ainda na década de 1970 desenvolve-se a discussão entre macro-história e micro-história, esta
última como reação às explicações das narrativas grandiosas e generalizações dos processos da
"civilização ocidental". Além de ser reação à globalização em favor da cultura regional e local, a
exemplo de Le Roy Montaillou - história de uma aldeia de pireneus e Ginsburg em O queijo e
os vermes história de Menocchio, homem do povo suspeito de heresia, e sua visão instigante
do mundo. Da aldeia ou do indivíduo, a micro-história chamou atenção para especificidades
locais, mas não se estabeleceu de forma efetiva. Nesse mesmo bojo estão os estudos sobre a
história das mulheres (p.67).


Cap. 4- Um novo paradigma? A Nova História Cultural (NHC) é hoje um novo paradigma de
pesquisa e sua ascensão é conhecida como teoria cultural . A teoria cultural tem seu reforço em
teóricos como: Jurgen Habermas, Mikhail Baktin, Norbert Elias, Michel Foucault, Pierre
Bourdieu. (p.71-76). Vejamos as variedades da NHC: 1) de Mikhail Baktin - conceitos de
carnavalização e subversão penetração da alta cultura pela baixa e as muitas vozes de um
texto polifonia . 2) de Norbert Elias os conceitos de processo civilizador , embora criticado,
foi usado nas pesquisas dos historiadores. 3) de Michel Foucault conceitos dos contrários:
progresso e evolução , pensou as descontinuidades culturais e rupturas e a idéia de invenção
da cultura , de redes de idéias e pensamentos de dado período, bem como as práticas no
nível microfisica do poder . 4) de Pierre Bourdieu - idéia de reprodução cultural teoria da
prática , de habitus que é diferente de regras, emprego de bens, produção e capital ligado à cultura e a teoria da estratégia de distinção cultural para afirmar a identidade social.
Outros paradigmas da NHC: a) estudo das Práticas - a exemplo das práticas religiosas diferentes
da teologia; da fala diferente da lingüística; do experimento diferente da teoria e graças a isto
profissionalizou-se muitos temas como: esportes, maneiras a mesa, consumo, fala, viagem,
leitura etc (p.78); b) estudos das Representações - a construção do imaginário social, reflexo das
estruturas sociais e a criação das idéias e das representações da natureza, da nação, do outro
sobre a mesma realidade (p. 84); c) A História da memória - outra forma de NHC e a história
da memória a reação aceleração das transformações sociais que ameaçam a identidade, embora
saiba-se que as memórias serão sempre destorcidas e contaminadas pela cultura, por grupos
diferentes, por momentos diferentes (p.88); d) o estudo da cultura material - os estudos dos
objetos para percepção de mudanças e relações sócio-culturais com os temas sobre: alimentos,
vestuários, habitação, como formas de identificação cultural, posição social e representação dos
grupos em dado tempo e de como são a casa, a gastronomia, a cidade, os prédios e suas funções,
são temas que cada vez mais do interesse dos historiadores (p. 90); e) Outro domínio da NHC é a
história do corpo - identificação dos elementos culturais nos aspectos físicos como a carga simbólica dos gestos, higiene, etc., tidos como insignificantes, mas suas diferenças tem seus
significados sim e aqui, aliado a história de gênero e a história do corpo, mantém o interesse para
superação da dicotomia mente e corpo (p. 94).
Assim, a revolução na história cultural (NHC) desenvolveu-se a partir da antropologia história e
suas principais figuras são: Natalie Davis, Jaques Le Goff e Keith Thomas e embora criticada, os
pressupostos teóricos da NHC e das representações coletivas como construções culturais da
realidade, mantêm-se em sua ênfase (p.97).


Cap 5. Da representação à construção (p. 99) Há um deslocamento da história cultural para a
história cultural da sociedade e para construção da realidade criada, onde a linguagem já não é
tanto o reflexo o objeto e as histórias têm uma variedade tão diversa quanto os pontos de vista
escolhidos: vista de baixo a visão dos colonizados a visão dos derrotados classes
subalternas das mulheres etc. É a invenção da realidade e o fim do determinismo.
E sobre as variáveis desse construtivismo pode-se ver: a) A reutilização de Michel de Certeau
que estudou as práticas das pessoas comuns, sua criatividade e sua inventividade nas
apropriações como táticas de manobras no consumo das idéias e objetos (p.102); b) A
invenção da invenção como sendo a construção - imaginação , mas, se Foucault e Certeau
estão certos sobre construção cultural, então toda história é cultural e tudo seria uma invenção:
nações, regiões, etc; c) as novas construções: o passado, segundo White, seria uma construção de enredo dada a visão do historiador: classe, gênero, casta, tribo e até etnia aparecem como
termos cada vez mais flexível e negociável (p.106).
A exemplo do termo classe , é cada vez menos uma categoria objetiva e torna-se um construto
cultural, histórico ou discursivo. Como gênero: masculino e feminino são visões diferentes a
depender do grupo e as distinções de masculinidade e feminilidade como modificadas
historicamente; d) outra variável do construtivismo a construção das comunidades que tem seu
marco com o livro Comunidades Imaginadas de Benedict Anderson e estuda a influência da
cultura na política, a chamada cultura do nacionalismo e da imaginação para as novas
comunidades (p.110). Também há o conceito de invenção da tradição de Hobsbawm que
afirma ser muitas tradições, dita como antigas e são recentes e inventadas (caso da Inglaterra e
seus rituais reais). Embora não determinante, as tradições podem ser adaptadas ou relidas a
exemplo das tradições nacionais.

Sobre a construção da monarquia como na construção da nacionalidade são usadas as
festividades, coroações, casamentos, funerais, procissões religiosas, paradas militares para
afirmações de unidade nacional, com feito na Rússia e Japão (p.113).
Em Fabricação do Rei , Burke analisa os rituais teatrais do rei Luiz XIV, do seu cotidiano
usado para difundir uma mensagem ideal de poder ou acessibilidade do rei e uma imagem
pública do rei, uma performance de sua representação nas diversas situações.
A construção de identidades individual desperta também interesse à medida que representa um
eu forjado no coletivo, além das biografias como construção de identidade para si mesmas. E a
chamada virada performativa e modelo dramatúrgico. Fala-se de performance de consensos,
das festividades, performance de nacionalismo, da história ou da memória, performance da
linguagem, da metáfora que não só expressa, mas ajuda a criar a identidade, ainda e performance
como o contrário de regras culturais sendo os improvisos de recriação e de conflito dos
significados. Igualmente a ascensão do ocasionalismo - idéia de distanciamento das regras fixas,
respostas flexíveis as lógicas sociais a exemplo do tipo de linguagem ou gesto para cada tema, cargo ou ocasião (p.125).
Há também o conceito de desconstrução a categoria de que em cada tempo os historiadores
constroem sua projeção de valores sobre o do passado. A chamada mito-história como a
invenção da América construção de um continente (p.127).
Então o construtivismo é antagônico a visão simplista da identidade, embora crie problemas cuja
solução ainda esta longe de ter respostas para questões como: que restrições se constroem? A
partir de que? Ou seja, há uma criação contínua da cultura a partir de elementos velhos e
novos?


Cap. 6- Além da virada cultural? A nova história e a NHC já teve produção inovadora,
declinou nos anos 90 e agora se consolida e mesmo mediante sérias criticas de tentativas de
reaproximação do tradicional ou ser radical. Uma coisa parece certa: não se poderá retroceder no
tempo e prever as tendências de expansão ou retração, não é seguro. O Retorno a Burckhardt e
sua história cultural tradicional ainda persiste nos estudos da alta cultura, mesmo com o ainda
entusiasmo pela cultura popular que também coexistirá. Os deslocamentos e ênfases da NHC
acontecem a exemplo de O queijo e os vermes de Ginzburg que foi contribuição importante
para história cultural.
Outras extensões da NHC são os estudos da história cultural da política, da violência e as
emoções. A cultura e a política estão presentes em muitas produções sobre os simbolismos das
monarquias e governos nacionalistas (Vargas no Brasil é exemplo). É a chamada cultura
política de Lynn Hunt que trata da Revolução Francesa e seus comportamentos políticos, além
Thompson, Levi Strauss, Foucault e Derrida que se dedicaram ao tema. Temos, também, Shahid
Amim sobre a imagem de Gandi na consciência camponesa (p. 134).

O movimento de formação dos grupos de estudos dos subalternos na Índia e depois na América
Latina, Irlanda, serve de exemplo da expansão da NHC, além de ter ainda para ser desenvolvidos
temas como mídia, noticias, etc.
Quanto a cultura da violência, trata da guerra como culturalmente construídas, e seus efeitos na
própria cultura mais que o determinismo militar. A violência hoje chama atenção para seus
simbolismos, seus participantes e ideologias religiosas ou não, seus tumultos coletivos como
rituais de limpeza e purificação da comunidade. Igualmente sobre a cultura das emoções, os
historiadores da NHC se despertam para o espírito das épocas e a história das emoções, das
lágrimas, do amor, da inveja, da crueldade, do choro, do medo, temas inconcebíveis antes de
1980. Mas estudar a mudança no estilo emocional dos EUA, a psicologia das emoções, como
uma virada performática - necessita credenciar-se historicamente - fugindo da especulação.
Paralelo a isto vem a história cultural da percepção, visão, olhar, do som, da música enfim dos
sentidos, a exemplo de Gilberto Freyre em Casa Grande e Senzala quando descreve os adores
dos quartos, Alain Corbim com Sabores e odores (1986) e Esteja a Gosto de Simões (2004).

Fala-se de uma vingança da história social como reação à expansão da NHC sugerindo-se que
ela foi longe demais, que tem problema de subjetividade, de definição, de método e
fragmentação, além dos limites próprios do construtivismo. Conflitua-se a História Social X
História Cultural e um gênero híbrido Sociocultural tende aparecer, embora o autor defenda a
preservação do termo cultural para os fenômenos e social para sua história (p.146). De
qualquer forma há problemas na relação entre cultura e sociedade e não se pode perder de vista as estruturas políticas e econômicas. Como a Nova História a NHC se ampliou. Novos objetos,
novos problemas, novas abordagens, novas fontes, mas tudo carece de definir métodos: se
observação, quantitativos ou não. A fragmentação é outra questão da cultura como base de
conflitos dos grupos sociais ou de indivíduos, e se o estudo desses grupos pode sustentar
conclusões gerais. Será isso permitido ao historiador, como fez Darnton em Massacre dos
gatos (p.150).
As fronteiras e encontro. Há uma tentativa de romper á fragmentação com o conceito de
fronteira cultural - a questão é de onde se olha cada área cultural , como fazer as distinções,
como tratar os grupos fluidos entre estas fronteiras e as zonas de contrato convivência de
opostos cultura híbrida . Uma saída é tratar como encontros culturais a exemplo do que se
usou para as comemorações dos 500 anos do descobrimento da América - dando-se ênfase a
visão dos vencidos na adaptação dos dominadores ou fazendo-se a tradução cultural, etc (p.
151).

A Narrativa na História cultural: antes ligada à visão tradicional, a narrativa volta para dar voz as
pessoas comuns, histórias de vida, narrativas culturais sua estruturas e versões que infere sobre a
percepção do leitor. O desafio é fazer isto sem dar a história um enredo triunfalista e enfatizar a
crítica e o conflito de visões e de sentido de cada narrativa (p.157).


Conclusão: Segundo o autor, em sentido preciso não é possível concluir este livro. Considera-se
então que: - A NHC pode está chegando ao seu fim; mas a trajetória da história cultural ainda
esta em progresso. - Os problemas continuam sem soluções e novos surgirão. - Historiadores
culturais e sociais ampliam seus territórios. - Não há uma defesa de que a história cultural é a
melhor forma de história, mas necessárias são as suas contribuições. As reações são fortes, mas
precisa-se garantir seus ganhos. - Qualquer que seja os resultados não se pode voltar a pura visão
positivista dos documentos históricos de uma compreensão literal onde não se destacam os
simbolismo (p.164).



Posfácio: Sobre a História Cultural no século XXI: no fim da publicação deste livro houve
várias publicações em HC e se constatou dez introduções ao assunto. Em 2004 o Social History
lançou a revista Cultural and Social History. Em 2007 fundou-se a Society for Cultural History,
mas estes movimentos não são uniformes e sim, irregulares. Há resistências em vários países,
mas nos EUA floresce a história cultural de tudo: do corpo, das idéias, da identidade nacional, da
limpeza, café, clima, pêlos, memória coletiva, símbolos nacionais, etc. Uma série de
comunidades imaginadas proliferou em várias nações. Desenvolve-se um hibridismo entre história cultural e intelectual (das idéias) os debates culturais prosseguem as hibridizações e
circularidades culturais (p.169). São alvos de produções ao lado de estudos sobre tradução
cultural tão útil aos historiadores.
Vizinhos da HC - A história cultural não é monopólio dos historiadores. É multidisciplinar, por
isso é tão difícil dizer o que é história cultural. As invasões de fronteira e território são comuns
com a história literária, da arte e antropologia, tomando emprestados destes seus conceitos
(p.170). Também da sociologia, folclore, geografia, arqueologia, ecologia etc. Além disso, a HC
se aproximar dos conceitos de performance social , construção cultural , tradição ,
herança , construção cultural dos espaços , antropologia cultural e arqueologia cultural ,
esta última não seria outra coisa se não cultural. Como projeção, até a ecologia se aproxima da
HC (p. 171). O movimento dos estudos culturais segue, não sem ameaças de serem engolidos
por estudos gerados a partir dele com o estudo da memória - com crítica de serem excludentes
ao estudar apenas a alta cultura ou a popular.

Põe-se a cultura em questão e a HC nasce do conflito da guerra da cultura e da rejeição a
cultura do homem brancos mortos em contraponto aos afros americanos e do estudo das
mulheres na história. Segue-se, assim, o embate sobre o multiculturalismo, termo que pressupõe
diversas culturas em um mesmo espaço, incentivadas a conservar suas identidades. Debate longe
de se definir a exemplo das mulheres negras obrigadas a usar tranças e as louras proibidas de
fazê-lo (p.178). As questões são: onde estão as fronteiras culturais e o que é autencidade
cultural? Tudo seria então, mais ou menos homogêneo, mais ou menos flexível, mais ou menos
distinto. Os historiadores culturais não resolverão os problemas, mas podem permitir pensa-se
nessas questões mais lucidamente e criar aproximação das pessoas, abrindo vias de compreensão
entre elas, como disse Gilberto Freyre.
Observação pessoal: o uso do termo hibridismo de Néstor García Canclini e circularidade
cultural de Carlo Ginzbrug sem dizer de quem são.


Burke Peter, O que é História Cultural? Trad. Sergio Goes de Paula 2ª ed. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editora. 2008.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário