sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ILUMINURAS

mateus escrevendoi o evangelho O Império romano não possuía mais fronteiras estando abertas por terra e mar para todas as novas idéias e os Cristãos, através da pregação de um deus único, surge como uma corrente contrária ao politeísmo. Após longos períodos de lutas, expulsões e conquistas; onde a religiosidade se somava e se dividia a um só tempo, onde o poder, a luxúria e a busca pela compreensão das coisas fabulosas, dos mistérios e, sobretudo, de Deus é que fez-se, através da ótica dos renascentistas, o período mais obscuro e também conhecido como “período das trevas” compreendido entre os Séculos V e XV a qual designamos a Idade Media.

É nesse período que o artista começa a abandonar a forma pagã de pintura, por força da igreja, e desenvolve uma pintura cristã, reproduzindo, assim, a única certeza da época: a de que todos eram filhos de Deus.

Essa certeza vinha a se confirmar quando na busca pelos ensinamentos de Cristo, um monge chamado Bento, acompanhado por outros monges que compartilhavam de suas idéias vieram a construir uma congregação chamada “Ordem dos Beneditinos” e, consequentemente, o lugar onde residiam, oravam e trabalhavam, que passou a ser chamado de mosteiro.

Os mosteiros, na idade media, era o local adequado para se adquirir conhecimentos, pois, era ali que os monges desenvolviam um trabalho minucioso sobre os manuscritos encontrados em papiros, pergaminhos e vários outros documentos coletados sobre a Antiguidade e O trabalho de cópia dos manuscritos na Idade Média era realizado no interior dos mosteiros, em um quarto chamado scriptorium. Os monges encarregados deste trabalho de cópia dos textos dividiam-se em grupos. Uns estavam encarregados de escrever os códices (pendolistas) e outros, de iluminá-los (minia-turistas); tão belo era o trabalho elaborado por esses monges que as ilustrações desenvolvida nas cópias destes manuscritos que eles mesmos criavam pode até hoje ser considerado como arte e é reconhecido como Iluminuras.

As Iluminuras são ornamentações que os monges beneditinos faziam em torno destes textos, normalmente em ouro ou prata e tinham como objetivo principal esclarecer, através de ilustrações, os textos, frequentemente essa arte era aplicada nas letras iniciais de cada capítulo dos pergaminhos medievais.

Um exemplo claro desta técnica encontra-se em “Mateus escrevendo o Evangelho”, uma Iluminura do manuscrito dos Evangelhos de Ebbo, datado do século IX; que se encontra na biblioteca Municipal de Epernay, na região de Borgonha, na França.

Podemos encontrar nessa ilustração a figura humana que voltou a ser tratada segundo alguns dos padrões da época Greco-Romana a despeito da enorme influência da arte bizantina. Observe que a face, o cabelo, as vestes e as sandálias de Mateus evocam as antigas obras artísticas greco-romanas, apesar da postura de copista medieval.

Estas semelhanças são notáveis, principalmente, nas magníficas iluminuras dos manuscritos da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário