sábado, 17 de outubro de 2009

A Organização do Imperio romano

As reformas de Otavio augusto

otavio augusto Diversas foram as reformas feitas por Otavio Augusto na organização do império romano onde, na política interna ele reorganizou o sistema jurídico (civis e criminais) fortalecendo, com isso, o poder do imperador.

No campo administrativo foram criadas as províncias imperiais (onde se encontravam as tropas militares) e Senatoriais (regiões pacificadas), essa divisão ocorreu devido a grande extensão territorial e a necessidade de alcançar o domínio até a mais distante província. Para esse feito foram nomeados civis e militares de sua confiança no intuito de uniformizar todo o império podendo, contudo, o imperador intervir em qualquer uma das áreas.

No campo religioso houve uma moralização de Roma já que as guerras e a busca por interesses pessoais do povo romano haviam distanciado esse povo da sua própria religiosidade. Esse abandono foi resgatado por Otavio augusto com força, onde foi inserido o politeísmo junto com a criação de novos templos chegando até a se criar a divindade na própria figura do imperador.

No campo social a dificuldade das manumissões (liberdade por alforria) como forma de evitar as misturas entre os cidadãos e os descendentes de escravos; e devido a morte constantes de patrões por seus antigos escravos Otavio augusto decretou também a morte não só a quem se utilizava dessa pratica, mas também a de todos os seus companheiros de escravidão.

Combateu o decréscimo populacional auxiliando as famílias numerosas e incentivou a arte e a arquitetura (dividindo a cidade em bairros e ruas).

Em caráter defensivo, aplicou uma política externa através da diplomacia e de um exercito permanente junto com a diminuição da coleta abusiva de impostos.

senado romano Assim, com a redução de militares e, consequentemente, as limitações das guerras de conquista, com a sociedade reorganizada através de critérios econômicos e não mais a de sangue, e permitindo que os ricos participassem do senado (embora tivesse tirado do senado o poder de decisão sobre os destinos de Roma) e com a criação da Guarda Petroriana que assegurava a autoridade do imperador, Otavio augusto, através da política do Pão e Circo (Panem et Circenses) possibilitou o imenso império a desfrutar de um período de paz e segurança conhecido como Pax Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário